Fante projeta crescimento de 21% este ano

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Apesar da economia estagnada em 2014, a empresa gaúcha comemora a manutenção da expectativa de faturar R$ 160 milhões

A Fante Bebidas, de Flores da Cunha (RS), projeta um crescimento de 21% este ano, alcançando um faturamento de R$ 160 milhões. O incremento de R$ 28 milhões sobre o resultado de 2013 é comemorado, sobretudo porque 2014 é um ano de estagnação econômica no país. “Seguimos nosso planejamento estratégico e assim conseguimos manter o nível de evolução projetado mesmo com um cenário difícil”, afirma o diretor Júlio Fante.

O dirigente cita a consolidação das marcas produzidas pela Fante em novos mercados – as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste – como os principais responsáveis pelo progresso da empresa este ano. “Sentimos menos os efeitos da crise porque temos uma distribuição espalhada por todo o Brasil e um trabalho consistente de 25 anos na elaboração de produtos inovadores”, explica Júlio Fante.

Em volume, os 25 milhões de garrafas comercializadas em 2013 devem chegar a 30 milhões de unidades este ano. O resultado profícuo foi alcançado pela ampliação nas vendas da vodka Rajska (tradicional e saborizadas), o malt whisky Black Stone, o vinho e o suco de uva 100% integral e natural Quinta do Morgado e os vinhos finos da marca Cordelier.

A exportação é responsável por 4% do faturamento da Fante, com 100 mil caixas de produtos enviadas ao exterior. Os principais compradores são a República Dominicana, o Haiti, o Uruguai e o Paraguai.

Reconhecimento

Um dos destaques do ano foi a eleição do rótulo Cordelier Brut como o segundo espumante charmat preferido no Panorama dos Espumantes do Hemisfério Sul, promovido pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), no final de abril, em São Paulo, com a condução do mundialmente conhecido Steven Spurrier, o crítico britânico responsável pelo famoso “Julgamento de Paris”.

Na degustação às cegas de 11 espumantes elaborados pelo método de cinco países – Argentina, África do Sul, Austrália, Brasil e Chile –, o Cordelier Brut foi o 2º rótulo mais votado entre Spurrier, atualmente editor da revista inglesa Decanter, e outros 10 degustadores técnicos. “Ficamos muito contentes com o resultado, que refletiu positivamente junto ao mercado e ao consumidor”, salienta Júlio Fante.

A tradicional marca Cordelier foi adquirida em 2010 pela Fante com o objetivo de desenvolver uma linha de vinhos finos de alta gama na empresa.

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