SUSANA BALBO, ENO CULTURA E CANTU PROMOVEM NO BRASIL PROJETO MESCLAS

A Eno Cultura em parceria com a Cantu, promoveu o Projeto Mesclas no Brasil e contou com a presença da Winemaker mais renomada e premiada da Argentina Susana Balbo, proprietária da vivícola Dominio Del Plata.

A primeira etapa do projeto teve inicio dia 21/08, na Casa do Porto em São Paulo. Neste dia Susana fez uma breve apresentação com o foco em “Mesclas”, utilizando como exemplo seus prestigiados vinhos BRIOSO e BEN MARCO EXPRESIVO – onde explicou sobre a arte de produzir um “blend” de alto reconhecimento e quais os elementos buscar na hora de fazer as mesclas com seus varietais.

As equipes da importadora CANTU e ENO CULTURA instruíram, na ocasião, os regulamentos para os participantes. Já na segunda fase que foi finalizada no dia 27 de outubro, a winemaker fez uma breve introdução sobre os vinhos que foram utilizados para o corte, e logo após os participantes iniciaram a produção do seu próprio vinho. “Para mim sempre é muito gratificante, muito lindo, ver o entusiasmo das pessoas e poder ensinar, mesmo que seja por alguns minutos, como é ser um enólogo, como é criar um vinhos. Transmitir a responsabilidade, que se tem quando está fazendo uma mescla para o consumidor. “

Susana Balbo foi uma dos três juízes, junto com o Paulo Brammer, sócio e diretor da Eno Cultura e o Manoel Luz, consultor da Cantu.

O Vencedor do Projeto Mesclas foi Thomas Andreas Behlau Ziemer, que se diz encantado com a oportunidade única de viajar para a vinícola Dominio Del Plata e poder recriar a sua Mescla ao lado de Susana Balbo: “Foi muito fantástico participar de um programa e de um produto que eu tenho tanto respeito, e tanta admiração, como pelo trabalho da Susana. E ainda mais ter a oportunidade de fazer a nossa própria mescla, nosso próprio vinho.” Thomas Andreas Behlau Ziemer, além de ganhar depois amostras do seu vinho, fará uma viagem para visitar vinícola e participar dos cortes junto a Suzana Balbo.

O projeto tinha como objetivo possibilitar que os convidados selecionados, profissionais e apaixonados pelo mundo vinho, criassem um “blend” exclusivo a partir de amostras de vinhos varietais. Foram utilizados quatro tipos de vinhos, um Malbec Agrelo 2014, um Malbec Vistaflores 2014, Cabernet Franc Gualtallary 2014, Merlot Altamira 2014, todos vindos dos tanques da aço inox da Susana Balbo, são vinhos base utilizados para fazer essa experiência.

Sobre o Projeto Mesclas:

O projeto Mesclas surgiu da junção de experiências dos empresários da Eno Cultura, Thiago Mendes e Paulo Brammer, que passaram por situações onde se depararam com a oportunidade de participar de um corte. Todos os anos, Paulo viajava para o sudeste da França para fazer o corte dos vinhos para o Grupo ETM, a fim de criar vinhos da casa de excelente custo beneficio e levava alguns dos seus alunos para participar desse experimento. Já o Thiago participava de um tour pela Austrália na cidade de Coonawarra, região do Sul da Austrália e lá visitou a vinícola Wynns onde efetuo seu próprio corte com o vinho da vinícola. Juntando essas vivências e a vontade de inovar no mercado de vinhos no Brasil, foi que surgiu também a parceria com a importadora CANTU.

Paulo Brammer ressaltou a importância desse projeto para o mercado de vinhos no Brasil: “Esse projeto é muito importante porque não é desenvolvido no Brasil, muita gente não tem conhecimento de cortes de vinhos, o pessoal que trabalha com vinhos e venda de vinhos, as vezes não entende muito bem de como fazer um corte. Nosso objetivo é Inovar, trazer um exercício novo para o mercado brasileiro de vinhos.”

Enquanto o Thiago Mendes reforça a importância do trabalho de um Enólogo: “ Quando você olha para um pedaço de madeira e o vê já esculpido é como trabalhar com um vinho bruto e visualizar como ele será em alguns anos. O nosso objetivo é ensinar o quão simples e ao mesmo tempo complicado é fazer um vinho de corte. Simples de se fazer um processo de corte porém o quão difícil é tomar a decisão de quais vinhos utilizar. “

Sobre a Eno Cultura:

Idealizada pelos empresários Paulo Brammer e Thiago Mendes, A Eno Cultura tem como objetivo compartilhar toda a experiência adquirida no mundo dos vinhos e destilados na Europa, e ajudar no progresso da indústria estabelecendo o conhecimento através da educação.
A empresa ministra cursos e palestras customizadas com temas personalizados e configurados de acordo com as necessidades de cada cliente. Além disso, a academia também ministra cursos profissionalizantes e reconhecimento internacional em vinhos e destilados nos níveis 1, 2 e 3 da instituição inglesa WSET (Wine & Spirit Education Trust) sendo um provedor dessas qualificações para todo o Brasil. Em menos de um ano de operação, mais de 250 pessoas já participaram dos cursos. A Eno Cultura atua também como consultoria na área de alimentos e bebidas no Reino Unido. No Brasil, ajuda hotéis, restaurantes e importadoras com treinamento, criação de portfólio, ações de vendas, e outros serviços.

ENO CULTURA

Rua Feliceto de Luca n 2 – 04552-070 São Paulo

Telefone: 55 11 4306-7643

Site: http://www.enocultura.com.br/

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s