12º Annual Wines of Chile Awards que acontece pela primeira vez fora do Chile

Wines of Chile anuncia realização do 12º Annual Wines of Chile Awards que acontece pela primeira vez fora do Chile

Brasil foi escolhido para receber edição histórica do AWoCA, que será realizado em São Paulo no mês de novembro

País número 1 no ranking de vinhos importados no Brasil, o Chile realiza, há mais de uma década, o Annual Wines of Chile Awards (AWoCA), concurso que elege os melhores vinhos chilenos por um júri composto por renomados profissionais de todo o mundo.

O 12º AWoCA, que acontece em 2014, será uma edição histórica: pela primeira vez a prova será realizada fora do Chile e o Brasil foi o país escolhido para receber as mais de 600 amostras inscritas no concurso.

“Foi uma decisão estratégica para a Wines of Chile, considerando a importância do setor brasileiro para nossa indústria. Representamos quase metade do mercado de vinhos importados no Brasil, que ocupa a 5ª posição no ranking de nossas exportações. Quando decidimos levar o AWoCA para fora do Chile, o Brasil foi uma escolha natural”, revela Claudio Cilveti, managing director da WOC.

Durante a última semana de novembro, os jurados ficarão imersos degustando às cegas tintos, brancos, espumantes e rosés do Chile, que é reconhecido pela qualidade e diversidade de terroirs e de rótulos.

Na edição 2014 do AWoCA, 12 especialistas brasileiros serão responsáveis pela escolha dos 15 melhores vinhos chilenos: Carlos Cabral (grupo Pão de Açúcar), Mário Telles (ABS-SP), José Luiz Pagliari (SBAV-SP), Diego Arrebola (eleito melhor sommelier do Brasil), Manoel Beato (grupo Fasano), Gabriela Monteleone (D.O.M.), Daniela Bravin (Bravin), Tiago Locatelli (grupo Varanda), Gabriela Bigarelli (Maní), Jorge Lucki (Valor Econômico), Marcelo Copello (Revista Baco) e Didú Russo (Blog do Didú).

“A escolha dos jurados considerou principalmente a representatividade de cada um em diversos segmentos do mercado. Por isso, além de sommeliers premiados e responsáveis pelas cartas de vinho de restaurantes renomados, participam formadores de opinião das duas principais associações do Brasil, representantes da mídia especializada impressa e digital, além de um grande nome do varejo brasileiro”, explica Cilveti.

chile319Os jurados brasileiros vão eleger os melhores vinhos do Chile nas categorias Cabernet Sauvignon, Syrah, Pinot Noir, Sauvignon Blanc, Carmenere, Chardonnay, Rosé, Late Harvest, Sparkling Wine, Super Premium Red, Super Premium White, Red Blend, Other Reds, Other Withes e Best in the Show – principal categoria da premiação.

O anúncio dos vencedores será no dia 2 de dezembro, em um jantar de gala que será realizado em São Paulo.

Wines of Chile

A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa.

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s