“O MELHOR SOMMELIER VINHOS DO ALENTEJO NO BRASIL”

Nova edição do concurso regressa nesse mês de setembro,

em Brasília, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre

Vem aí a 2ª edição do concurso “O Melhor Sommelier  Vinhos do Alentejo no Brasil”. Depois da bem-sucedida edição de estreia, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai de novo premiar os profissionais brasileiros que mais conhecimentos e destreza revelarem sobre vinhos alentejanos em etapas de seleção que vão decorrer em quatro cidades brasileiras.

Já no próximo dia 2 de setembro, em Salvador da Bahia, no Hotel Vila Galé Salvador, se realiza a primeira etapa desta nova edição do concurso, das 10h às 13h. Nos mesmos horários vão seguir-se outras três etapas: Brasília, dia 4 de setembro, no Kubitschek Plaza Hotel; Florianópolis, dia 17 de setembro, no Hotel Majestic; e Porto Alegre, dia 19 de setembro, no Radisson Porto Alegre.

A primeira fase da competição compreende um workshop liderado pelo conceituado crítico de vinhos português Rui Falcão, que irá explicar alguns dos conceitos-chave da região do Alentejo, incluindo o historial, terroir, vinícolas e perfil dos vinhos alentejanos. Os concorrentes participarão de uma prova de vinhos alentejanos logo a seguir, para confirmar as características singulares dos mesmos, e finalizam respondendo a um questionário, que permitirá selecionar dois finalistas. Esses finalistas serão premiados com um tour pelo Alentejo, incluindo a visita a vinícolas e degustações de vinhos com os produtores e enólogos alentejanos. Nessa viagem, os finalistas de todas as cidades irão submeter-se a uma prova prática final, que irá eleger o “Melhor Sommelier Vinhos do Alentejo no Brasil – 2015”.

As inscrições são gratuitas mas limitadas. Os interessados em participar deverão inscrever-se online, emhttp://cadastro.vinhosdoalentejo.pt. Poderão inscrever-se sommeliers que estejam exercendo a profissão (estando as inscrições de profissionais a exercer a atividade em importadoras de vinhos limitadas a uma inscrição por importadora para o total das ações), e serão ainda admitidas inscrições de alunos de escolas de hotelaria e de cursos de sommelier.

De recordar que Francisco Edcarlos Lopes, sommelier do restaurante Adegão Português, no Rio de Janeiro, venceu a 1ª edição do concurso (vídeo disponível nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=iOD3LcSirPU )

O Brasil representa dos principais mercados externos para os Vinhos do Alentejo, com um volume estimado de 2 milhões e 618 mil litros em 2013, um crescimento de 12% em relação ao ano anterior. Para reforçar esse posicionamento, a CVRA tem planejadas várias ações promocionais no mercado brasileiro que incluem ainda a realização, durante o mês de setembro, de três provas anuais dirigidas a enôfilos, ao trade e a formadores de opinião.Dia 8 de setembro, em Belo Horizonte, dia 11 de setembro, no Rio de Janeiro, e dia 15 de setembro, em São Paulo.

                              

 

CVRA – Comissão Vitivinícola Regional Alentejana

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) foi criada em 1989 e é um organismo de direito privado e utilidade pública que certifica os vinhos DOC Alentejo e os vinhos Regional Alentejano. É responsável pela promoção dos Vinhos do Alentejo, no mercado português e em mercados-alvo internacionais. Sua atividade é financiada através da venda dos selos de certificação que integram os contrarrótulos dos Vinhos do Alentejo.

 

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s