Maior leilão de vinhos do Novo Mundo, Nederburg Auction, chega a 40ª edição

O leilão anual Nederburg Auction homenageia a criatividade e talento dos melhores enólogos da África do Sul nos dias 12 e 13 de setembro, quando 112 vinhos , totalizando pouco mais de 12.000 litros estarão disponíveis para venda a compradores locais e internacionais.
A África do Sul é conhecida pela beleza natural, diversidade, a luta contra a segregação racial e seus vinhos. O país faz parte do chamado Novo Mundo – que reúne produtores fora do eixo Europeu e que se destacam na viticultura. Oitavo maior produtor do mundo – a produção de vinhos no país começou em 1959 -, os rótulos sul-africanos começaram a ser exportados a partir de 1994, com o fim do Apartheid.
Com uma rara combinação do estilo contemporâneo com a tradição do Velho Mundo os vinhos africanos conquistaram o paladar de todos. A cidade de Paarl, em Westerm Cape, é a porta de entrada para as vinícolas da região e é onde acontece o leilão Nederburg Auction.
 O evento é o mais antigo do Novo Mundo e está entre os principais do planeta, ao lado dos leilões de Hospice de Beaune na França e na Kloster Eberbach na Alemanha. Realizado anualmente, chega à sua 40º edição e acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro.
Criado em 1791, a Nederburg está entre as mais conceituadas vinícolas do país. O primeiro leilão aconteceu em 1975, em conjunto com quatro outras casas. Desde então, o número de participantes é cada vez maior. Seu objetivo é promover o vinho local, divulgar os avanços do país na área e, ao lado disso, criar um canal para venda de safras antigas e recentes.
Ao todo, 112 vinhos participarão do evento dispondo vinhos para provas e oferecendo um amplo painel da vinicultura sul-africana. Os compradores e especialistas além das degustações também participarão de eventos que valorizam a cultura local.
Os rótulos Port, Edelkeur – o primeiro a participar do leilão em 1975, e Eminence – exclusivo para os compradores do Auction, são alguns dos rótulos da Nederburg que estão na prévia de produtos a serem leiloados.
Sobre a Distell
A Distell, empresa Sul-Africana de bebidas alcoólicas, foi criada no ano 2000 e é resultado da fusão entre duas tradicionais empresas, a Stellenbosch Farmers’ Winery (SFW – fundada em 1925) e a Distillers Corporation (fundada em 1945).
Hoje detém mais de 100 marcas distribuídas entre as categorias vinho, licor, conhaque, brandy, uísque, entre outras, e é a líder em produção e vendas de vinhos, cidras e bebidas prontas (RTD – ready to drink). Seu tradicional licor Amarula está presente no Brasil desde 1994. A empresa instalou um escritório próprio no Brasil desde sua origem como Distell, no ano 2000. Os vinhos Nederburg estão presentes no Brasil desde 2007.
 

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias, Vinhos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s