Rio Wine and Food Festival 2014

rio615Após o sucesso em 2013, o Rio de janeiro recebe novamente o RIO WINE AND FOOD FESTIVAL (RWFF), entre os dias 15 e 21 de setembro.  O projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo atrair o grande público em torno do vinho e da gastronomia, desmistificando e democratizando a bebida. Durante os sete dias do festival, haverá eventos em toda a cidade, da zona norte à zona sul, desde o mais chique restaurante até o mais carioca dos botecos.

A abertura será no hotel Copacabana Palace, com um jantar, onde será anunciado o melhor Sommelier do Ano. Os convidados também conhecerão a personalidade, o produtor e a revelação do ano. Ao longo da semana haverá o seminário “Vinho & Mercado”, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas. “A procura no ano passado foi tanta que as vagas se esgotaram rapidamente. Por isso, em 2014 faremos dois dias”, explica Marcelo Copello, um dos idealizadores do RWFF e sócio da Baco Multimídia.

O movimento “Rolha Zero” não poderia faltar e este ano deverá contar com a adesão de mais de uma centena de estabelecimentos. Os clientes não pagam taxa de rolha ao levarem vinhos aos restaurantes parceiros durante a semana do festival.

O tradicional Leilão Beneficente também marcará a semana. “Fizemos uma seleção muito especial de rótulos e temos certeza que, assim como na primeira edição, angariaremos uma quantia bastante significativa para doação”, comenta Sergio Queiroz, também mentor do RWFF.

Uma das novidades para 2014 é uma feira de vinhos, que acontece no clube Piraquê, na Lagoa. Nos moldes tradicionais, visa aquecer o mercado brasileiro, especialmente com a presença de representantes de produtores internacionais.

Outra ação inédita é o Rolha Viva, iniciativa da organização do Rio Wine and Food Festival para a reciclagem de rolhas com ONGs. A APCOR, Associação Portuguesa de Cortiça abraçou a ideia. Um de seus principais consultores, o enófilo brasileiro Carlos Cabral, palestrará sobre a importância das rolhas de cortiça, mais confiável peça para vedação de garrafas de vinho e com a vantagem de ser um produto sustentável.

Além da programação base, fazem parte do evento um concurso de melhor sommelier do Ano, em parceria com a ABS-Rio, palestras, jantares harmonizados, presença de chefs internacionais convidados, degustações (incluindo provas de vinhos raros), promoções em lojas, bares, restaurantes, supermercados. E, segundo a organização do festival, muitas surpresas ainda serão anunciadas nos próximos meses. Agenda completa em http://www.riowineandfoodfestival.com.br

Programação

 

Dia 15 – segunda-feira:

– Início do Rolha Zero e das atividades paralelas;

– Início das inscrições e recebimentos das amostras para a Grande Prova Vinhos do Brasil.

– Concurso “O melhor Sommelier do Ano”, na ABS;

– Degustação de Porto Raros: uma degustação com 17 vinhos do Porto com safra que vão desde 1867, no Mr. Lam.

Dia 16 – terça-feira:

– Seminário “Vinho & Mercado” na FGV;

– Concurso “O melhor Sommelier do Ano”, na ABS;

– Jantar Oficial de abertura no Copacabana Palace.

Dia 17 – quarta-feira:

– Seminário “Vinho & Mercado” na FGV;

– Vertical de Barca Velha.

Dia 18 – quinta-feira:

– Feira Show no clube Naval (Piraquê);

– Degustaçao Brasil de Guarda: uma degustação voltada a apresentar que o Brasil tem vinhos de qualidade e já com idade avançada. Algo desconhecido por grande parte da população;

– Prova “Brasil x Resto do Mundo”- Uma degustação às cegas comparando a qualidade do vinho brasileiro com outras regiões produtoras;

– Final do concurso de design de garrafas;

– Final do concurso de design de rótulos.

 Dia 19 – sexta-feira:

– Apresentação do Enoviajante;

– Degustação “Triplice Excellence”: vinhos da Argentina, Chile e Espanha, das vinícolas do produtor José Manuel O. Founier, com garrafas de sua reserva pessoal, incluindo Magnums de safras antigas, no Mr. Lam.

Dia 20 – Sábado:

– Vinho vai ao mercadão;

 

Dia 21 – Domingo:

– Vinho na Comunidade;

– Vinho e Bossa Nova no Miranda;

– Leilão Beneficente no Fasano.

OUTROS – Atividades paralelas e virtuais:

– Rio Rolha Zero;

– Diversos Wine Dinners pela cidade;

– Promoções de vinhos e correlatos em bares, lojas e supermercados;

– Diversos lançamentos de livros, aulas e degustações em pontos como livrarias, casas de cultura;

– Reciclagem de rolhas;

– Reciclagem de garrafas;

– Grande Prova Vinhos do Brasil – a maior prova de vinhos brasileiros, que ano passado bateu record ao reunir 855 vinhos nacionais. Acontece de 6 a 10 de outubro no Rio.

Sobre a BACO Multimídia

A BACO Multimídia, idealizadora e organizadora do RWFF, é uma empresa de comunicação que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. Também é responsável pela edição da revista BACO, Anuário Vinhos do Brasil, entre outros produtos editoriais. É dona do Portal SimplesmenteVinho.com.br. Seu portfólio inclui ainda o programa de rádio Simplesmente Vinhos, um curso de vinhos via celular, mídia digitais e uma série de eventos no Brasil e exterior. http://www.bacomultimidia.com.brrio319

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in espumantes, Notícias, Vinhos and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s