Cooperativa Vinícola Garibaldi firma parceria para ampliar conhecimento sobre vinhos brasileiros

 Oscar Ló1 - foto Marciel AgostiniConvênio com Ibravin e ABS São Paulo foi oficializado em São Paulo

 

Uma parceria entre a Cooperativa Vinícola Garibaldi, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Sommeliers de São Paulo (ABS) foi formalizada nesta semana com o propósito de ampliar o conhecimento sobre os vinhos brasileiros. A iniciativa  oficializada na quarta-feira (4), na ABS, prevê medidas como ampliação da carga horária das aulas sobre os produtos vitivinícolas brasileiros, além de ida de professores e alunos para as regiões produtoras, permitindo assim que conheçam o trabalho desenvolvido pelo setor. Uma das primeiras visitas está prevista para outubro, na Serra Gaúcha.

Segundo o presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Oscar Ló, a medida irá enriquecer o aprendizado sobre a produção vitivinícola nacional, tanto de alunos e professores, que conhecerão “in loco” todo o processo de elaboração de um vinho. “Durante as visitas às regiões produtoras será possível conhecer o trabalho dos produtores no cultivo de uvas de alta qualidade, bem como todo o processo de elaboração do rótulo”, esclarece Oscar Ló.

O convênio envolve outras dez vinícolas, em sua maioria gaúchas. “Será uma oportunidade de os futuros sommeliers conhecerem a qualidade dos rótulos brasileiros, em especial os produzidos na Serra Gaúcha, fomentando assim a presença de nossos rótulos no mercado nacional. Será um convênio que proporcionará um ganho para toda a cadeia vitivinícola”, esclarece Ló. Com 25 anos de experiência, a ABS-São Paulo é responsável pela formação de 300 profissionais por ano.

Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi

A Cooperativa Vinícola Garibaldi está presente há mais de 80 anos no cenário da vitivinicultura brasileira. Ao todo, são 350 famílias associadas, de 12 municípios gaúchos, responsáveis pelo cultivo de 850 hectares de videiras.

 

Hoje, a Garibaldi comercializa seus rótulos em todo o território nacional, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia. Além disso, a empresa está inserida no cenário internacional e já exportou para países como Alemanha, Suécia, Rússia e Estados Unidos. E desde 2011, mantém um canal direto de vendas com a China, o maior mercado consumidor do mundo com seus mais de 1,3 bilhão de habitantes. Outras informações sobre a vinícola podem ser obtidas no site www.vinicolagaribaldi.com.br

 

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias, Uncategorized, Vinhos and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s