Ibravin e ABS São Paulo assinam convênio que ampliará conhecimento sobre vinhos brasileiros

Image

Ibravin e ABS São Paulo assinam convênio que ampliará conhecimento sobre vinhos brasileiros           
Contrato será oficializado no próximo dia 4 e prevê aumento de carga horária sobre a produção vitivinícola verde-amarela, visita às regiões produtoras e parceria com vinícolas

 

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS-SP) oficializam no próximo dia 4 uma parceria que deve fortalecer o trabalho da instituição com vinhos brasileiros. O convênio, que será assinado na sede da entidade paulista, às 20h, prevê o aumento da carga horária das aulas sobre os produtos vitivinícolas brasileiros, a disponibilização de uma vaga para cada uma das vinícolas que participam do contrato – até o momento são 11 -, e a ida de professores e alunos para as regiões produtoras em outubro deste ano.

 

O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, o viticultor Moacir Mazzarollo, reforça que o convênio é importante por investir na formação de profissionais que, em sua maioria, atuam no maior mercado consumidor do país. Para o dirigente, intensificar o trabalho com os vinhos brasileiros entre sommeliers ajudará a propagar a qualidade dos vinhos, sucos e espumantes elaborados no Brasil. “Esse trabalho em conjunto com as entidades que formam estes profissionais deve resultar em ganhos para toda a cadeia vitivinícola. Muitos deles não trabalham com vinhos brasileiros por falta de informação e esse convênio pretende ajudar a suprir essa lacuna”, entende.

 

Pela ABS-São Paulo, o convênio será assinado pelo presidente Mario Telles Jr. Para ele, a iniciativa reitera o apoio da entidade à produção nacional e o seu papel de indutor de aumento de qualidade nos serviços, reconhecido pelo mercado e pelo próprio setor vitivinícola. “Esse convênio fortalece a nossa relação com o vinho brasileiro. A ABS São Paulo está completando 25 anos e essa parceria não poderia acontecer em melhor hora”, comemora.

 

O presidente da instituição que forma, em média, cerca de 300 profissionais por ano, cita o crescimento do mercado relacionado ao serviço de vinhos, com uma demanda cada vez maior por sommeliers com qualificação de uma entidade reconhecida como é a ABS São Paulo.

 

Projeto Imagem

Em outubro, está agendada a ida de 25 pessoas, entre alunos e professores da ABS São Paulo, para a Serra Gaúcha, através do projeto Imagem. Desde 2010, o Ibravin já levou cerca de 450 profissionais para regiões produtoras. A primeira parceria foi concretizada com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo. Desde então, alunos e professores vivenciam a realidade da cadeia produtiva, gerando aproximação com o setor vitivinícola. A programação abrange visitas aos parreirais e às vinícolas, a participação em palestras técnicas e a oportunidade de conhecer pessoalmente os empreendedores do setor. O objetivo principal é promover o desenvolvimento da cultura de vinhos no Brasil por meio de colaboração acadêmica e profissional.

 

Conheça a ABS-SP          
Fundada em 1989, a Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo (ABS-SP) já formou mais de três mil profissionais nos últimos dez anos. Filiada a Association de la Sommelerie Internationale (ASI), oferece ampla gama de cursos, sendo hoje a principal fonte de formação de sommeliers profissionais do país. Além de sommeliers, os cursos da ABS-SP formam profissionais interessados em desenvolver seu trabalho em outros segmentos e aspectos do negócio do vinho, tais como venda e marketing de vinhos etc. Como parte importante de suas atividades, a ABS-SP promove regularmente cursos e degustações destinados aos amantes do vinho em geral.           

Serviço

Assinatura de convênio do Ibravin com ABS São Paulo  
Data: 04 de junho, quarta-feira

Horário: 20h

Local: ABS São Paulo

Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 1327/1329, 2º Andar, Conjunto 21, Edifício Olímpia Park, Vila Olímpia – 04547-005 – São Paulo (SP)

 

Vinícolas integrantes do convênio

Basso Vinhos e Espumantes     

Bueno Wines   

Cooperativa Vinícola Garibaldi 

Dunamis              
Miolo Wine Group         

Pericó Vinhos   

Pizzato Vinhas e Vinhos              

Vinícola Aurora

Vinícola Hermann          

Vinícola Perini  

Vinícola Quinta da Neve              

Foto: Morgana Forti      
Legenda: Projeto Imagem com sommeliers inclui aulas de degustações e visita às vinícolas das regiões produtoras

 

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Uncategorized and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s