Vinhos brasileiros ganham destaque nas prateleiras de supermercados de seis estados

A partir deste mês 267 pontos de venda estão integrados na campanha que foca no incremento da visibilidade dos produtos nas gôndolas, na esteira do inverno e da Copa do Mundo no país

????????????????????????????

Os números da ação promocional desenvolvida pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) junto aos pontos de venda, em especial nos supermercados, para aumentar a venda de vinhos brasileiros no inverno são superlativos. Entre os dias 1º de maio e 1º de julho, 18 redes e 261 lojas, além de três lojas especializadas e três de comércio online, darão espaço privilegiado para os produtos verde-amarelos nas suas gôndolas.

 

Amparado na estatística que aponta que de cada quatro garrafas de vinho, três são vendidas no off trade, e na visibilidade dos produtos brasileiros em função da realização da Copa do Mundo no país, o instituto deu a largada ao trabalho em conjunto com lojas de seis estados, em três regiões do país. O concurso cultural Beba Com Descontração e promoções de “compre e ganhe” impulsionam a imagem dos produtos e devem elevar a venda nos supermercados. A projeção do Ibravin é a de que, nas lojas em que a campanha foi ativada, a venda de rótulos verde-amarelos tenha um incremento de 30%.

 

“O objetivo é potencializar a performance dos vinhos brasileiros no ponto de venda, melhorando exposição, gerando venda e relacionamento com os consumidores finais. Em ações piloto realizadas no período de final de ano e carnaval, o desempenho foi excelente”. O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, é quem traduz a meta até o mês de julho e que é um dos desdobramentos do acordo firmado entre o setor e as entidades que representam supermercadistas, distribuidores e importadores em 2012 para aumentar o espaço do vinho brasileiro no mercado interno.

 

A campanha envolve desde grandes redes nacionais e lojas especializadas a supermercados de abrangência regional. O Ibravin fornece materiais como régua de gôndola,stoppers e tag de garrafas, além de promover o concurso cultural em que os cinco melhores conjuntos de frase e imagem são premiados com uma viagem à Serra Gaúcha com acompanhante. As vinícolas também receberam os enxovais e puderam colocá-los diretamente em pontos de venda com os quais tem parceria comercial.

 

“Essas promoções, realizadas a menos de um mês do início da Copa e que coincide com um período de aumento sazonal de vendas, nos dá a certeza de que teremos um incremento ainda maior nos resultados de comercialização. A entrada dos vinhos brasileiros com força no festival Brasil Sabor completa essa estratégia de ampliar a exposição para incentivar o consumo”, detalha Bertolini, numa referência à parceria firmada entre o Ibravin e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que levou os produtos vitivinícolas brasileiros para as cartas de cerca de 500 restaurantes, em todo o país, no maior festival gastronômico do mundo que ocorre durante este mês.

 

No total, 4,8 mil kits e 1,3 mil taças serão distribuídas nas promoções de compre e ganhe em lojas nos três estados da região Sul, em São Paulo e Minas Gerais, do Sudeste, e Ceará, no Nordeste. Nas lojas online são disponibilizados banner de divulgação nos sites e tags para as garrafas vendidas por e-commerce.

 

Vinhos do Brasil na APAS

Após o sucesso da participação brasileira no 18º Salão Internacional do Vinho – Expovinis 2014 –  no último mês, os vinhos, sucos e espumantes produzidos no país voltaram a São Paulo na semana passada para participar da maior feira supermercadista do mundo. Oito empresas estiveram no estande Vinhos do Brasil, do Ibravin, na 30ª edição da feira da Associação Paulista de Supermercados (Apas) 2014, no Expo Center Norte. O concurso cultural Beba Com Descontração foi divulgado para os supermercadistas por meio de uma gôndola com os itens de divulgação da campanha.

 

O analista de Marketing, Guilherme Molon, avaliou como positiva a participação da empresa na feira. Molon destacou a grande quantidade e qualidade dos contatos realizados, com boas perspectivas de fechamento de negócios. “Para nós foi muito bom por podermos estreitar relacionamento e estabelecer novos contatos. Nesse ano tivemos a presença de muitos representantes, o que para nós é fundamental para entrar em novos mercados”, disse.

 

O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, lembra que todas as iniciativas voltadas ao aumento de exposição dos vinhos brasileiros estão integradas e potencializadas de forma conjunta. “Tivemos uma excelente repercussão dos vinhos brasileiros na Expovinis e na Apas e junto com esta ação promocional de inverno buscamos fechar o ano com números significativos de aumento de comercialização no mercado interno, assim como estamos tendo nas exportações”, projeta.

 

Concurso cultural Beba Com Descontração      

A plataforma do concurso cultural Beba Com Descontração está disponível no site www.bebacomdescontracao.com.br. Os participantes são convidados a escrever uma frase que responda a pergunta: o que é para você beber com descontração os vinhos do Brasil? Após, deve selecionar uma foto de uma lista pré-determinada ou enviar a própria imagem que ilustre a frase criada. Os melhores conjuntos de frase e foto serão avaliados ao final do concurso por uma comissão julgadora e as cinco vencedoras serão premiadas com viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha com hospedagem, passeios turísticos, visitas a vinícolas além de almoços e jantares harmonizados regados a vinhos brasileiros.

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias, Uncategorized, Vinhos. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s