Os flutes de Champagne devem ser abolidos?

Image

A Decanter Magazine de março de 2014 traz a polêmica, que não é nova, mas acalorada.

 

Tudo recomeçou quando Maximilian Riedel disse recentemente à decanter.com que “é o meu objetivo que a flauta (flute) estará obsoleta quando eu morrer .”

 

Seu comentário levou a um debate na edição de março da revista Decanter. Gerard Lige -Belair, um cientista que passou vários anos estudando taças para Champagne e copos na Universidade de Reims, disse que flutes altos foram uma escolha ‘ ingênua ‘ de taça, porque a abertura estreita pode sufocar aromas.

 

A questão surgiu novamente em Westbury Hotel, em Londres, no lançamento da série Sparkling Quartet (Quarteto Espumante) de jantares Champagne , em parceria com Laurent- Perrier.

 

Embora a maioria dos champanhes fossem servidos em taças, o estopim, de inspiração japonesa, foi acompanhado de dois copos de Laurent – Perrier Ultra Brut para comparar flute e taça de vinho branco : um previamente vertido em um copo de vinho branco, o outro servido imediatamente após a abertura, em um flute.

 

Quando perguntado sobre sua opinião sobre o debate, David Hesketh, MD de Laurent – Perrier, no Reino Unido, postou-se firmemente do lado da taça maior.

 

” Champagne é um vinho neutro, por definição, e quanto mais você puder ajudar para que ele se expresse, será melhor. Em uma flauta que você começa a brilhar e nada mais. Um copo de vinho branco permite que você realmente apreciar a sutileza de um Champagne, como um vinho.

 

Com datas em março, junho, setembro e dezembro de 2014, os jantares serão realizados em suite penthouse do hotel, com cada curso preparado por um dos quatro chefes do hotel : com estrelas Michelin Alyn Williams, com estrelas Michelin Eric Chavot , Brian Fantoni e Show Choong . Cada curso é emparelhado com um diferente Laurent- Perrier Champagne.

 

O que você acha ? Você está com o flute tradicional para Champagne ou a taça de vinho branco?

 
 

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

2 Responses to Os flutes de Champagne devem ser abolidos?

  1. Leonel says:

    Ver as borbulhas pode até ser charmoso, mas nada influencia no vinho. Pelo contrário, uma taça mais bojuda ajuda muito um espumante. Eu bebi recentemente um Bollinger em taça de Sauvignon Blanc, e estava uma maravilha.
    Saudações,
    Leonel

  2. Marcus Vale says:

    Nem um nem outro. Desde 2008 quando fui a Champagne pela primeira vez, todos os bares e restaurantes da cidade já usavam um tipo de taça que se aproxima do vinho branco, mas com uma haste maior, e um bojo menor. Aqui no RS já tem um padrão de taça para espumantes muito parecida com a de champagne. A flute já era…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s