Encontro da cuisine brasileira com vinhos franceses, pura magia

Campos de lavanda e alfazema, coloridos, vibrantes e aromáticos da terra da Langue d’Oc, a língua de Occitan cujos vinhos são como a terra que lhes dá origem: elegantes, finos, mágicos, verdadeiros chevaliers para acompanhar pratos gourmets.

E foi com vinhos de lá, do vale do Rhône, de Chablis e de Bordeaux que o grupo AdVini organizou um encontro da comida brasileira com vinhos franceses na Bodega Franca. Uma festa de Babette preparada pela chef Thaís.
Antoine Leccia dos Vignobles Jeanjean de Languedoc é o CEO da Advini e revela a preocupação que  as vinícolas AdVini têm em proteger o meio ambiente, a biodiversidade, o solo e a estrutura. Praticam cultivo orgânico, usam produtos naturais aprovados, nada de química, nada de GMO e modificação genética. Preservam água, solo, biodiversidade e cenário. 760 ha de 1450 ha em 2013 serão orgânicos. Usam morcegos que comem mais de 1k de insetos por ano cada um. Desenvolvem a biodiversidade com ajuda de abelhas para dar mais equilíbrio ao solo e acelerar a polinização.
A magia da culinária brasileira com os vinhos franceses

Ostras frescas com molho de gengibre com Chablis Grand Cru Reserve de l’Obedience – Les Blanchots 2009 da Laroche (World Wine). Uma união perfeita da mineralidade e citricidade do Chablis com a textura e o gengibre das ostras.

Tartar de atum com foie gras grelhado contou com o  rosé Chateau Gassier de Cotes de Provence cuja acidez – bela acidez – casou perfeitamente com o tartar. Os rosés do Languedoc são únicos, por sua cor inimitável, frescor e especiarias.

Rabada descontraída acompanhada de poluentes cremosa e mini agrião com o Clos de l’Oratoire des Papes Les Choregies du Chateuneuf-du-Pape Ogier 2010, um tinto à base de syrah com muita fruta madura do Vale do Rhône.
O Cordeiro com crosta de menta acompanhado de batata gratin com berinjela  e queijo de cabra veio acompanhado por um Rigal Le Vin Noir Cahors 2009, um malbec de Cahors, a terra de origem da malbec. Que malbec fino e elegante!

Noix de Kobe com batata rústica com molho de shintake e alho negro veio acompanhado de um Bordeaux do lado direito, o Château Capet-Guillier de Saint-Emilion, de Antoine Moueix, um vinho mineral, concentrado, para acompanhar o Noix de Kobe.

A sobremesa se fez acompanhar por um vinho doce natural – o vin doux naturel do qual o sommelier Diego Arrebola fala no vídeo – que compete em antiguidade com o porto. E Cazes é a melhor expressão de vin doux naturel com seu Cuvée Aimé Cazes que harmonizou magnificamente com a sobremesa da chef Thaís do Bodega Franca.

AdVini, o grupo

Num universo de vinícolas empresariais e gigantescas, têm sido diversas as uniões de vinícolas familiares. É o caso da AdVini: cinco famílias cada qual com seus vinhedos, mas com uma filosofia em comum: seus vinhos expressam o terroir de onde vêm e qualidade e  diversidade são importantes. Estão no mundo todo com 1450 ha de vinhedos e vinícolas em 7 das melhores regiões de França, além de mais uma em Stellenbosch e outra no Chile, em Casablanca. Na Laroche reduziram 50% do dióxido sulfúrico, que dá dor de cabeça em muita gente.

Os vinhos da AdVini comprovam que é possível produzir vinhos de qualidade e sabor comprometidos com o meio ambiente e a saúde das pessoas.  E acompanham com sabor e elegância a alta cuisine brasileira praticada na Bodega Franca.

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Vinhos and tagged , , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Encontro da cuisine brasileira com vinhos franceses, pura magia

  1. Pingback: Encontro da cuisine brasileira com vinhos franceses, pura magia de silviafranco em (título desconhecido) « Enogastronomicos

  2. Pingback: Encontro da cuisine brasileira com vinhos franceses, pura magia de silviafranco em (título desconhecido) « Vinhos de Provence

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s