Cai a salvaguarda e ganha o consumidor. Viva o Vinho Brasileiro!

Na Semana da Conciliação, uma boa notícia para o amante de vinhos: o governo abandona a ideia da salvaguarda e negocia acordo com importadores e lojas para restringir a entrada de vinhos mais baratos no Brasil. Com isso ganha o consumidor brasileiro.

Os importadores continuarão a importar vinhos sem maiores barreiras do que as que já foram acrescentadas nos últimos tempos (selo fiscal, exigências na aduana) e, em conjunto com lojistas, passarão a dar maior visibilidade ao vinho produzido no Brasil. Deixarão também de comprar vinhos de preço muito barato do exterior, aqueles vinhos de mesa. Aí não estão incluídos os vinhos mais finos e de qualidade.

Os importadores já não vêm comprando vinho de mesa de qualidade inferior da Argentina e o acordo compreende a possibilidade de não comprarem de outros países também.

O Vinho Brasileiro deverá receber melhor exposição, de forma a ressaltar sua qualidade e concorrer com os importados.

A ideia é aumentar o consumo de vinho em nosso mercado, hoje em 1,9 litros per capita para 2,5 litros por ano por pessoa.

Com o fim da salvaguarda o governo Dilma também se livra de queixas internacionais de protecionismo na OMC e com países como Chile e os da União Européia.

Viva a conciliação e o Vinho Brasileiro. Temos muita coisa boa e aqui mesmo em Vinho e Gastronomia temos recomendado diversos. E vamos recomendar ainda mais!

Fonte: O Estado de São Paulo, 2010/12

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s