Denis Dubourdieu: degustar os tintos primeiro

Ninguém menos do que Denis Dubourdieu, famoso  professor de enologia de Bordeaux, esteve presente no Wine Gourmet Show da Casa Flora e Porto a Porto para apresentar pessoalmente seus vinhos.

Entrevistei Denis Dubourdieu que – como bom professor, me deu uma aula sobre degustação de vinhos. E uma das coisas de que ele fala e explica, para grande desconcerto de enochatos e enoespecialistas tupiniquins, é a importância de se degustar primeiramente os tintos e depois os brancos.

Em resumo, ele – especialista em aromas do vinho – declara que os aromas e a expressão dos brancos são muito mais potentes e mais frescos do que os dos tintos. Ora, ao se degustar um tinto após o branco, naturalmente se há de perceber o tinto sempre mais austero e mais obscuro do que o branco, pois o branco encobriu o tinto. Dubourdieu citou o ditado francês: le blanc sur rouge rien ne bouge, rouge sur blanc tout fout le camp. Numa tradução livre: branco sobre tinto, nada se move; tinto sobre branco leva à precisão. Evidentemente, a regra se aplica às degustações e não às refeições que costumam começar por um prato mais leve que pede branco.No vídeo, Dubourdieu começa por fazer a distinção entre o bom vinho, o grande vinho e o petit vin (para mim, o vinho medíocre) e depois passa a falar sobre degustar tintos sobre brancos. Na verdade, quando estive na Vinespo Bordeaux de 2009, percebi que os franceses não só degustam tinto antes dos brancos, como iniciam a degustação pelos topos de gama. Também em enologia, viajar é preciso.  Faça a sua experiência!

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Como se faz o vinho, Vinhos and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s