Casa Valduga, o vinho oficial da posse de Dilma

Enfim, o governo brasileiro adota uma prática que os americanos inauguraram com Nixon: servir vinhos nacionais em recepções diplomáticas. O pessoal do sparkling wine californiano Schramsberg, a Krug americana segundo Hugh Johnson, me contou: certo dia o governo americano pediu que entregassem uma quantidade de caixas de seu ótimo espumante numa rodovia. Não disseram para quê e quando seriam servidos. Passou o tempo e um belo dia de 1972 a família é avisada pelo telefone: liguem a TV porque Nixon está brindando com Schramsberg o acordo sinoamericano com Mao Tse Tung ! Desde então a Casa Branca serve apenas vinhos americanos em suas recepções. A obrigatoriedade de servir vinhos brasileiros nos eventos oficiais do governo federal foi instituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Logo mais, em 1º de janeiro de 2011,  2 mil convidados poderão conhecer os vinhos e espumantes da Vinícola Casa Valduga. Assim, chefes de estado do mundo inteiro, como a secretária americana de Estado, Hillary Clinton, além de senadores, deputados, empresários e autoridades em geral poderão conferir uma boa amostra da alta qualidade da viticultura brasileira.

A eleição da Casa Valduga para o evento veio por meio de licitação, que incluiu critérios técnicos e qualitativos. Foram exigidos, por exemplo, tempo de maturação em barricas de madeira para os tintos, exclusividade do método champenoise para os espumantes e número de premiações internacionais de maior relevância, entre outros. Casa Valduga e Aurora venceram as concorrências públicas realizadas pelo Itamaraty para abastecer os eventos oficiais do governo brasileiro com produtos nacionais.

Os vinhos a serem servidos: o branco Casa Valduga Chardonnay Gran Reserva, o espumante Casa Valduga Brut Premium e os tintos Casa Valduga Cabernet Sauvignon Gran Reserva e Storia Merlot, ícone da vinícola gaúcha.

Fonte: Schramsberg e Ibravim

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias and tagged , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Casa Valduga, o vinho oficial da posse de Dilma

  1. Adorei a notícia, Silvia!
    Abraços,
    Helena

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s