Prelúdio de Juanico, Uruguai: um vale, e muito, quanto custa!

Acabo de provar um vinho do qual já haviam me falado muito bem: o branco Prelúdio 2008 Lote 8 da Família Deicas da região de Juanico, Uruguai (corte de chardonnay e viognier). João Cury falou-me deste vinho com grande entusiasmo, mas eu – pior do que são Tomé – só acredito vendo e… degustando. Pois finalmente chegou o momento e eu gostaria de compartilhar com os amigos minhas impressões: um belíssimo branco, ousado, com mais corpo do que a mediocridade dos aguados brancos que há por aí. Passa por madeira, creio, porque não tenho a ficha em mãos. O dourado é cativante, e um aroma de cravo e canela intenso se abre para Gabriela nenhuma botar defeito. Seguem-se frutas brancas, mel, um rodamoinho de aromas agradáveis. Enfim elegância cromática e aromática! Na boca, cremosidade e mineralidade, não me perguntem como. Um branco seco, sedoso e de loooonga persistência14% de alcool bem equilibrado. Segundo Hugh Johnson, que confere à Família Deicas duas estrelas em seu Wine Companion 6ª ed., são consultores de Juanicó nada menos do que o australiano Peter Bright, um flying winemaker que também está arrasando em Portugal, vide os vinhos Fiuza & Bright, Michel Rolland e um joint venture com Bernard Magrez de Bordeaux. Você percebe na boca o passado da Família Deicas: até 1970 produziam brandy. Agora fazem um tinto Prelúdio nas grandes safras e este branco arrasa quarteirão delicioso. R$140,94 nas lojas especializadas, importação de João Cury da Interfood.

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

