A ilusão do vinho único ou o californiano “high-concept wine”

Com a crise rolando fundo nos EUA (os brazucas já estão voltando faz tempo), os chamados  “high-concept wines” vão perdendo espaço ( e alguns já estão aportando por aqui, onde -quem diria- tem gente disposta a pagar por eles).  São vinhos de preço inflacionados e cuja criação segue mais ou menos este caminho: brain-storm (brain-child) dos produtores sedentos por um escore de 95 pontos e um vinho de alta gama para competir com os melhores do mundo. Segundo Elin McCoy (autora de O Imperador do Vinho: a estória da ascensão e queda de Robert Parker em coluna  no California 2010 da Decanter set/2010) a receita é simples: pegue-se um proprietário rico com desmedida ambição, misture com um winemaker famoso, limite a produção e embrulhe lindamente. Polvilhe com um mega marketing e decore com preços de arregalar os olhos. Está feito. Ah, claro, é preciso também uvas e vinhedos, mas os “high-concept wines” começam a partir de uma ideia e não de um vinhedo e muito menos de um terroir. Trata-se da ilusão do vinho único e singular. E embora venham com o lero-lero de “expressão do terroir” esses vinhos são todos iguais: densos, adocicados, achocolatados e de alta octanagem, desprovidos de genuína identidade: em suma resultado de uma fórmula. Como diz o consultor Clarck Smith ” fazer vinho (winemaking) é uma arte performática”. E os exemplos abundam em Napa, Sonoma: uma vinha plantada há 5 anos por Levy & McClellan lançou seu primeiro vinho (safra 2006) a US$500 a garrafa. Uau! Mas a crise chegou e os consumidores de luxo preferem adquirir vinhos de boa relação qualidade preço. Por isso, alguns proprietários estão aguardando, outros produzindo vinhos de segunda linha, alguns poucos baixando os preços e outros podem vir a não sobreviver. E uns tantos estão mandando seus vinhos aqui para o Brasil…

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias, Vinhos and tagged , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s