Zuccardi: vinhos do Novo Mundo com a elegância do Velho Mundo

 

Anos atrás passei por uma experiência curiosa com um dos vinhos da Família Zuccardi. Havia sido  um ano de magníficas degustações: Romanée-Conti, Opus One, Haut-Brion, Pétrus, Masseto, Cheval Blanc e outras maravilhas mais. Qual teria sido a experiência mais impactante? Pois o vinho que marcou minha lembrança não foi nem o Echezaux, nem o La Fleur Pétrus, nem o champagne Cristal, nada disso. O vinho que me marcou naquele final de ano foi um Santa Júlia Fuzion da Família Zuccardi, degustado entre amigos com um sanduíche nas mãos e diante do majestoso cenário de Perito Moreno, um glaciar de tirar o fôlego na Patagônia argentina.  Claro, que no dia seguinte, sai atrás do Santa Júlia Fuzion para conferir se era mesmo o melhor vinho do mundo. Não era, mas era um vinho correto e simples que dava conta perfeitamente de um momento especial na vida de quem o bebe.

A Zuccardi é a primeira vinícola a usar variedades como varietais, tendo começado esta prática em 1993. Pesquisaram 38 variedades de uvas que estão no momento em experimentação. Desta pesquisa,  o Santa Julia Innovación Touriga Nacional 2009 é um feliz produto. Isto mesmo, um tinto 100% touriga nacional. Saboroso, muito agradável, de vinhedos de Santa Rosa em Mendoza e de excelente relação preço prazer: R$39. Rubi intenso na taça e no nariz um caleidoscópio de aromas com notas de ameixa em compota, frutas secas, especiarias, madeira e um toque de violeta. Muito frutado. Boa acidez e persistência. 13,5% de álcool bem equilibrado.

A Familia Zuccardi apresenta as linhas Série A (de Argentina, com uvas da região), a Série Q (de qualidade). Seu Zuccardi Q Malbec 2007 é bem equilibrado, elegante, aromas complexos de frutas negras, notas florais e de chocolate. Bem estruturado, persistente e passagem em carvalho francês novo por 12 meses. R$105.

A família Zuccardi faz vinhos no estilo do Novo Mundo, com fruta e cor e com a elegância do Velho Mundo. E foi isto que me encantou ali diante do glaciar Perito Moreno.

About silviafranco

Wine writer.
This entry was posted in Notícias and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s